O Simples Nacional é o regime tributário criado com o objetivo de facilitar o recolhimento de contribuições das micro e pequenas empresas, cujo faturamento pode chegar a até R$4,8 milhões por ano. Nesse regime tributário, todos os tributos federais, estaduais e municipais são recolhidos de forma unificada, em uma única guia mensal: a DAS.
No Simples Nacional, a alíquota de imposto é calculada de acordo com o faturamento bruto da empresa. O regime simplifica a tributação, permite a regularização fiscal e torna as micro e pequenas empresas mais competitivas.
Se você pretende abrir uma empresa, ou já é empresário, o Simples Nacional poder ser uma ótima opção de regime tributário.
Confira as 5 Principais Vantagens de Aderir ao Simples Nacional:
Diferente dos demais regimes tributários, no Simples Nacional todos os tributos (federais, estaduais e municipais) são recolhidos por meio de uma única guia de arrecadação, a DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Provavelmente esta seja a principal vantagem e motivo de adesão das empresas ao Simples Nacional. A unificação dos impostos pode representar até 40% de redução em relação à tributação por Lucro Presumido. Claro, dependendo da atividade exercida pela empresa.
Além da redução nas alíquotas de tributação sobre o faturamento, o Simples Nacional também representa redução de custos trabalhistas para a maioria das empresas. Quem se enquadra no Simples Nacional não paga INSS Patronal, salvo algumas exceções, o que reduz os custos na folha de pagamento de cada funcionário.
As empresas optantes pelo Simples Nacional têm preferência em licitações nacionais, estaduais e municipais. Neste tipo de concorrência, as empresas do Simples são favorecidas, inclusive, no caso de empate em licitações.
A Lei Complementar nº 155/2016, instituiu e regulamenta a figura do investidor anjo. A alteração da Lei do Simples Nacional oferece mais segurança para o investidor e potencializa a expansão dos pequenos negócios e startups. De acordo com as novas regras, é possível receber investimento estrangeiro através de investidores anjos sem ter que sair do Simples Nacional.
Ao optar pelo Simples Nacional, as micro e pequenas empresas simplificam os processos administrativos e contábeis e reduzem a carga tributária. O empreendedor pode focar no crescimento dos negócios, com a segurança de que está cumprindo com suas obrigações fiscais.
Estas são algumas vantagens deste regime tributário. Mas, existem vários fatores que precisam ser levados em consideração antes de escolher o regime tributário para sua empresa. Para isto, o melhor a fazer é entrar em contato com seu contador que lhe esclarecerá todas as dúvidas. Cada situação precisa ser analisada em todas as suas particularidades afim de obter o melhor resultado para a sua empresa.
Aqui na FISC Contabilidade nosso objetivo é ajudar no crescimento sustentável do seu negócio, por isso, nos dedicamos a estudar cada situação individualmente, para que possa ser encontrada a melhor opção para cada empresa.
Clica no botão abaixo e vem conversar com a gente!