O MEI foi criado para facilitar a vida do empreendedor e tem sido a principal alternativa de quem vai começar um negócio por ser tão simplificado e de baixo custo.
Mas, acredito que não te contaram tudo sobre o MEI, e vamos fazer isso neste post.
Separei aqui 5 desvantagens do MEI:
Nem todas as ocupações são permitidas no MEI. Para ver se a sua atividade se encontra listada dentre as ocupações permitidas para o MEI, consulte no link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas
Atualmente o MEI tem seu faturamento limitado à R$81.000,00 anuais, o que equivale a R$6.750,00 mensais. Dependendo da sua atividade, esses valores podem não comportar seu faturamento, mesmo no início das atividades.
Você não pode comprar anualmente mais do que 80% do seu faturamento anual. Isso pode te fazer perder boas oportunidades de aquisições.
Diferente de uma Empresa Limitada, que possui natureza jurídica, o patrimônio do empreendedor estará em risco e poderá ser acionado judicialmente caso dívidas sejam contraídas no CNPJ do MEI.
Como MEI você só poderá se aposentar por idade. Além disso, você só receberá um salário mínimo de aposentadoria, porque é por esse valor base que você paga a contribuição mensal. Vale a pena consultar um advogado previdenciário para ver se realmente vale a pena abrir um MEI pensando em aposentadoria, principalmente quando você já contribuiu anteriormente.
Agora que você já sabe algumas desvantagens do MEI, faça uma avaliação e pese os prós e contras. Se ainda assim você acredita que ser MEI pode te ajudar a iniciar sua jornada empreendedora, vá em frente. O primeiro passo para se formalizar como Microempreendedor Individual é fazer o registro no Portal do Empreendedor.
Mas, se depois de ler isso você acredita que sei MEI não é a melhor opção para você, fale com a gente no botão abaixo e lhe ajudaremos a dar o próximo passo.