Você tem dificuldade em concluir suas tarefas? A lista de afazeres está tão grande e acumulada que você não sabe nem por onde começar? Ou pior, nem sabe se vai conseguir resolver tudo?
Calma! A Técnica Pomodoro pode te ajudar a melhorar a sua produtividade e a produtividade da sua equipe.
A Técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.
Cirillo era universitário e procurava uma maneira de aumentar a sua produtividade nos estudos. Nesse processo, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas. O timer usado por ele tinha o formato de um tomate, em italiano pomodoro, daí o nome.
O timer girava durante 25 minutos e emitia um som no final desse período. Nesse período, Cirillo se concentrava nas suas tarefas, mantendo 100% do foco no que estava fazendo.
A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Para colocá-la em prática você vai precisar apenas de:
Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos.
Ao final de cada período de 25 minutos, faça um breve intervalo de 5 minutos. Nesse intervalo, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, tomar um café, ligar para um cliente, responder um e-mail, etc).
A cada 4 ciclos, faça uma pausa maior de aproximados 20 minutos para descansar.
Esses intervalos entre os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.
Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas sugeridas no método clássico. O ideal é você encontrar o seu próprio equilíbrio entre o tempo de cada pomodoro e o tempo de descanso ideal.
O objetivo da técnica está ligado à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração durante a execução das tarefas, evitando o tempo desperdiçado com distrações.
Ao listar o que precisa ser feito, você consegue organizar melhor suas atividades e visualizar seu desempenho.
E aí, será que essa técnica pode funcionar com você?
Faz o teste e conta pra gente!